Pages

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vamos nos Concientizar povo

Aquecimento global




Caos no Clima

Geleiras derretendo

Antes e Depois

Temperatura subindo

 
Queimadas







 Ítens cruciais que definirão o nosso futuro.
Gente, Temos que nos concientizar, o planeta Terra esta indo para o saco e nós não estamos fazendo nada para empedirque isso aconteça. Pô a coisa esta ficando séria.
Eu fico revoltada com a preguiça do povo hoje em dia, largam papel no chão e ainda dizem:
_Há só um papelzinho não dá nada.
Imagina se todos pensassem assim, a gente tava fudido.
O piorde tudo são as queimadas, são milhares de hectares por semana que viram cinza. Daí a pergunta por que? R: Porque um preguiçoso muitas vezes pega e joga o seu toquinho de cigarro ainda acesso no chão, num lugar ceco provocando fogo. Isso me revolta @:! 
''Vamos nos Concientizar.'' Cada um fazendo um pouco da sua parte diminui metade do grande problema. 
Vi essa notícia na AFG e achei interessante postar aqui, tem algumas perguntas que muitas vesez as pessoas se fazem tipo: _Para que plantar uma árvore? .

       ''O mundo está boquiaberto com a confirmação de que o planeta vem aquecendo e de que a tendência é piorar. O Ministério do Meio Ambiente anunciou dados específicos para o Brasil. O resultado também é quente: a temperatura por aqui deve aumentar em média 4ºC até o fim do século.
Hoje, a temperatura média brasileira é de 25°C. Se as emissões de gases do efeito estufa diminuírem, a média subirá para 26°C. Se as emissões continuarem aumentando, vai ficar em "esturricantes" 28,9°C. Como média nacional, é muito, muito quente.
Uma prova de que o efeito estufa já se faz sentir por aqui é a análise de dois pontos paulistas: um na cidade de São Paulo e outro em Campinas. Os cientistas verificaram que, em 50 anos, a freqüência de noites quentes passou de 5% para 35%.
O frio, por sua vez, ficou mais raro. Na década de 70, em 30% dos dias era preciso usar casaco. Agora, agasalho só em 10% dos dias.
CO2, seqüestro de carbono, efeito estufa, temperatura no ano de 2100. Não está dando para entender direito? Talvez as explicações que você procura estejam aqui.




• Por que plantar árvores reduz o efeito estufa?
"As plantas fazem dois processos. Um processo é a fotossíntese, ou seja, ela converte o CO2 usando a luz do sol, reage com a água e forma carboidratos, glicose e libera oxigênio. À noite, as plantas respiram, liberam o mesmo gás, o gás carbônico, responsável pelo aquecimento global, que a gente também libera na respiração e que as indústrias liberam também. Na conta total entre o que elas absorvem e o que elas emitem de CO2, elas são capazes, sim, de absorver uma grande quantidade de CO2. As plantas mais jovens têm a tendência de absorver mais, mas as plantas maduras, mais antigas, continuam absorvendo CO2. A Floresta Amazônica, anteriormente tida como um balanço zero de absorção de CO2, é capaz de absorver cerca de duas toneladas de carbono por hectare, por ano. Significa que ela é ainda capaz de absorver uma quantidade muito grande de CO2", explica Jussara Lopes de Miranda, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).




•E só plantar árvores resolve o efeito estufa?
Não, porque não haveria espaço para plantar a quantidade de árvores necessárias para neutralizar as emissões de CO2. É por isso que os cientistas tentam inventar tecnologias diferentes. No litoral da Noruega, por exemplo, foi montado um trambolho capaz de enterrar o gás carbônico comprimido no fundo do mar.

• Ainda é possível evitar o cenário trágico do aquecimento global?

"Nossas ações dos próximos cinco, dez ou quinze anos serão fundamentais para a segunda metade deste século. Nessa primeira metade de século já estamos condenados. Neste momento, estamos correndo contra o tempo para lidar com a segunda metade deste século", diz Roberto Schaeffer, pesquisador da Coppe-UFRJ.''

Andei dando mais uma garimpada e achei coisas que já ocorreram por causa do aquecimento global:

''- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;''

Gente imagina as lindas cidades litorâneas desaparecendo.


''- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;''

Vamos perder as milhares de espécies de plantas que tmos, e os animais que dependem delas.


- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;


- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

Eu já não aguento o verão normal que dirá um mais quente ainda.
Pô e para finalizar espero que um pouquinho só do que foi escrito possa concientizar alguns!

0 comentários:

Postar um comentário